4 de out. de 2020

Nova sede da Rádio Cultura em construção - 1953

A Rádio Cultura de Maringá surgiu oficialmente em 16 de novembro de 1949. A empresa foi resultado do envolvimentos dos empresários José Medeiros da Silveira, Odwaldo Bueno Netto, Amadeu Vuolo e Átila de Souza Melo. Entretanto, naquele momento, o grupo não conseguiu concretizar a transmissão por falta de estrutura. O contrato inicial foi quebrado em 19 de janeiro de 1950.

Com isso, Samuel Silveira, profissional do rádio, adquiriu alguns equipamentos e um gerador naquele mesmo ano, e tratou de reestruturar aquele projeto. Em 15 de junho de 1951, a Rádio Cultura fez sua primeira transmissão.

Quem ficou responsável por sua montagem e manutenção foi o conhecido Francisco Dias Rocamora. Foi ele quem disse: "Senhores, Senhoras, esta é a ZYS-23, Rádio Cultura de Maringá, em 1520 kHz, inaugurando as atividades". Rocamora também foi locutor esportivo.

Sua primeira sede ficava na avenida Herval em um quarto de madeira com 36 m². Depois, visando atender a audiência crescente, além de viabilizar programas de auditório que eram sucesso por todo o país naquela época, foi inaugurada sua nova sede, na esquina das avenidas Herval e XV de Novembro. A foto mostra suas obras no início de 1953. 

A nova sede foi inaugurada em maio daquele ano, durante as festividades do 6º aniversário de Maringá. Além da presença de diversas autoridades, a solenidade ainda contou com a vinda do governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto. 

Já produzimos um vídeo sobre a Rádio Cultura. Está em nosso canal do YouTube.

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

3 comentários:

  1. Ao demolirem o prédio da Radio, maginifico por sinal, ponto de encontro da sociedade aos domingos, para a construção de um prédio, rasgaram uma das páginas mais bonita da historia de Maringá.
    Ganancia de empreendedores....

    ResponderExcluir
  2. ..corrigindo... magnifico...

    ResponderExcluir