Festa de aniversário de JP - 1964

1964

Raro registro da festa de aniversário do então prefeito, João Paulino Vieira Filho, realizada em 22 de setembro de 1964.

Aparecem na imagem o prefeito, junto do bolo com as velas que revelam a sua idade, 43 anos, e sua esposa ao fundo, dona Branca de Jesus Camargo Vieira. 

Quem seria os demais presentes naquela festa? Reconheceu mais alguém? Deixe um comentário. 

Filho de João Paulino Vieira e de Alípia Maristany Vieira, João Paulino Vieira Filho nasceu em Antonina, no interior do Paraná, em 22 de setembro de 1921. 

Estudou no Ginásio Paranaense e no Colégio Estadual do Paraná. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1946. Como universitário, foi presidente do Centro Acadêmico H. Simão.

Pecuarista e advogado, foi vereador da Câmara Municipal de sua cidade e promotor público em Mandaguari em 1949, e em Maringá em 1954. Foi eleito prefeito de Maringá para a gestão 1961 a 1964. No pleito de novembro de 1966 elegeu-se deputado federal pelo Paraná pela legenda da Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Exerceu o mandato de fevereiro de 1967 a janeiro de 1971.

Voltou à prefeitura de Maringá como prefeito para a gestão de 1978 a 1982. Com o fim do bipartidarismo, ocorrido em novembro de 1979, e a consequente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS). Nas eleições de novembro de 1982 candidatou-se nessa legenda a vice-governador de seu estado, na chapa encabeçada por Saul Raiz, mas não foi eleito. Depois disso, abandonou as atividades políticas para se dedicar exclusivamente à agropecuária na região de Paranacity.

Faleceu em Maringá no dia 20 de novembro de 2001.

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Foto Maringá / Acervo Maringá Histórica / FGV CPDOC.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.