Ponte da avenida Beckman - 1967

1967

Este é um ponto que foi pouco registrado em imagens ao longo da história da cidade. 

Na baixada da então avenida Beckman ficava uma ponte sobre o córrego Moscados. Era de madeira,  mas sua estrutura foi demolida para dar espaço a uma construção em alvenaria em meados de 1967, conforme registro acima. 

Antigos moradores da região comentam que esse era um dos trechos mais perigosos de Maringá para se trafegar, especialmente durante a noite. Não raro, jornais da época relatavam que neste ponto ocorriam assassinatos e desovas de corpos. 

A avenida Beckman, situada às margens do atual Parque do Ingá, homenageava os irmãos Manuel e Tomás Beckman, senhores de engenho do Maranhão que em fevereiro de 1684 lideraram uma revolta contra o governo português. Este movimento é considerado um dos primeiros a esboçar o verdadeiro sentimento nacionalista de independência do Brasil. 

Em junho de 1977, o nome da avenida Beckman foi alterado para avenida presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK, em homenagem ao presidente da República que ocupou a função entre 1956 e 1961, e que havia falecido em acidente de carro um ano antes, em agosto de 1976.

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Marco Antonio Deprá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.