Estação Ferroviária ainda em obras - 1954

1954

Raríssimo registro sob outro ângulo de um dos eventos mais importantes da história econômica e social de Maringá. 

Em 31 de janeiro de 1954 ocorreu a inauguração da Estação Ferroviária da cidade, fato aguardado há muito tempo por comerciantes e agricultores. Seria com essa estrutura que mercadorias poderiam ser escoadas, bem como novos produtos seriam trazidos a menores custos. 

Com a demora e atraso na operação das locomotivas pela cidade, a então recém-fundada Associação Comercial de Maringá fez pressão para que as autoridades competentes pudessem viabilizar essa antiga demanda. Até então, as mercadorias eram levadas para a estação de Apucarana, de onde eram transportadas para o restante do país, em especial, com destino ao porto de Santos. 

A imagem em questão prova que, mesmo sem o prédio da estação ter sido concluído, ocorreu seu evento de inauguração. É provável que, de forma precária, tenha entrado em operação logo na sequência a fim de atender a demanda cada vez mais crescente de Maringá. 

Foi naquele dia chuvoso que chegou a Locomotiva nº 608, que ficou popularmente conhecida como "Maria Fumaça", e que está atualmente preservada no interior do Parque do Ingá. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.