2 de ago. de 2020

1º carro e 1º motorista do Frigorífico Central


A imagem foi feita, possivelmente, nas imediações da então rua Bahia, nas dependências do Frigorífico Central. Não há como precisar sua data, mas certamente registrou momentos antes de Joaquim Duarte Moleirinho e sua caminhonete seguirem para o tradicional desfile de aniversário de Maringá. 

A via que dava acesso à entrada da indústria era conhecida como rua Bahia. Anos mais tarde ela passaria a ser a continuação da avenida Itororó, tendo uma mudança momentânea para avenida Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho. 

A empresa foi fundada em 1954 com o nome de Frigorífico Luso-Brasileiro Central, pelos portugueses Joaquim Duarte Moleirinho e Joaquim Gomes Caetano. Ocupando uma área com quase 20 alqueires ao lado do Bosque II, seu destaque se deu entre as décadas de 1950 e 1980, sendo um dos mais importantes da região.  

Fonte: Acervo de Argeu Dias - Contribuição de Pedro Dias / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. sR. JOAQUIM DUARTE MOLEIRINHO EM POSE JUNTO AO PRIMEIRO VEÍCULO DO FRIGORIFICO CENTRAL ..... FOI FUNCIONÁRIO DÊSSE HOMEM, QUE MESMO SENDO O FOI MEU PATRÃO, TODA VEZ QUE SE DIRIGIA A MIM ME TRATAVA " SR. ARNALDO...... SENTI IMENSAMENTE SUA MORTE..... MAS, PELA BONDADE E EDUCAÇÃO QUE TRANSMITIA, CERTAMENTE ESTÁ AGORA JUNTO DE DEUS-PAI.

    ResponderExcluir