19 de jul. de 2020

Praça Manoel Ribas - 1985


A praça Interventor Manoel Ribas é estratégica e privilegiada, pois ela conecta a Zona 1 com as Zonas 4, 5 e 6. 

Em 1980, o Poder Executivo Municipal abriu licitação para a sua urbanização. A curiosidade foi que na lei autorizativa indicou-se que sua arquitetura deveria homenagear a colônia nipônica, com motivações japonesas. Entretanto, a praça Manoel Ribas foi inaugurada em 19 de março de 1985 com a presença de representantes da colônia lusitana, de Maringá e de Leiria, em Portugal. 


A alteração drástica se deu porque em novembro 1982 foi firmado um convênio de co-irmandade entre as duas cidades. Ainda, no mesmo dia em que ocorreu a inauguração desta praça houve também a solenidade de alteração do nome da então avenida Abolição para Cidade de Leiria.

Além das quadras de areia, a praça ainda contava com um parque infantil feito de troncos de eucalipto tratado e cordas. Mas havia outra aspecto em sua paisagem que chamava a atenção. Trata-se de uma pista de bicicross, delimitada por pneus enterrados no gramado. 




No final da década de 1980 este logradouro ficou popularmente conhecido como praça do Car Wash, graças a choperia de mesmo nome que foi aberta em 1986 ao seu lado. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica / Acervo O Diário do Norte do Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário