5 de abr. de 2020

GEM x CCCP - 1966


No dia 13 de fevereiro de 1966, um jogo jamais imaginado ocorreu no Estádio Regional Willie Davids. O Grêmio Esportivo Maringá (GEM), que havia conquistado o título estadual nos anos de 1963 e 1964, enfrentou a seleção da União Soviética (CCCP), que era uma das favoritas da Copa do Mundo daquele ano, que ocorreria em julho na Inglaterra.

O árbitro Armando Marques desembarcando no Aeroporto Regional Gastão Vidigal, em 10 de fevereiro de 1966.

A seleção soviética foi recepcionada por grande número de pessoas no aeroporto.

A seleção soviética veio com seus astros, entre eles o goleiro Lev Yashin, conhecido como "Aranha Negra"; Metrevelli, o "Garrincha europeu"; entre outros.

Aquele foi considerado o jogo do ano no Paraná. O GEM vinha em uma boa fase, além dos estaduais recentes, havia vencido alguns dias antes o Rapid de Viena no Willie Davids por 4 a 3, em 30 de janeiro. 

Para o duelo com os soviéticos, houve grande mobilização da torcida por meio de diversas promoções. Após uma partida emocionante, o GEM venceu por 3 a 2. A imagem mostra o gol da vitória marcado por Edgard sobre o "Aranha Negra". 

O gol da vitória do GEM sobre a seleção da União Soviética. 

Fonte: O Jornal - 11 e 15 de fevereiro de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário