A última tropeada - 1965

1965

O livro "O Paraná de bombachas" de Carlos Zatti traz informações interessantes sobre a cultura tropeira presente em solo paranaense. Segundo Zatti, o tropeirismo e seus trajes tradicionais eram usados por essas bandas há muito tempo, até mesmo antes dos próprios sul riograndenses. 

Com apoio de Pedro Nixon, tivemos acesso a esse conteúdo, o qual sustenta que a última tropeada de tropas xucras teve o destino de Maringá. Consta no livro: "Considerado por muitos como 'último tropeiro', Miguel do Valle irmão do tradicionalista Tobias do Valle (fundador do primeiro CTG do Paraná, Vila Velha), empresta a esta coluna uma relíquia de seu arquivo pessoal. Diz Miguel: 'Lembrança de Nhozinho Tropeiro e de sua última tropeada feita em 1965, de São Francisco de Paula (RS) à Maringá, com duração de 40 dias.'"

Tropas xucras ou soltas eram aquelas formadas por burros ou mulas que seriam comercializados pelo caminho ou no destino.  

Pedro Nixon explica que o cantor de música tradicionalista gaúcha Volmir Coelho compôs uma canção sobre o assunto, a qual será lançada em breve. 

Tem mais informações sobre esse fato? Deixe um comentário. 

Fonte: Livro - O Paraná de bombachas, de Carlos Zatti / Contribuição de Pedro Nixon / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.