III Feira de Ciências do Colégio Gastão Vidigal - 1972

1972

A III Feira de Ciências, e a primeira nacional (FENACI), promovido pelo Colégio Estadual Gastão Vidigal, foi realizada no galpão construído para abrigar o Mercado Municipal, ainda no final da década de 1950, na avenida São Paulo esquina com a avenida Mauá (atual Shopping Avenida Center). Parado e sem finalidade, acabaria sendo ocupado pela Central de Abastecimento de Maringá e Região (CEAMAR) anos depois.  

A prefeitura preparou o local para receber aquela mostra, que foi realizada entre os dias 12 e 15 de outubro de 1972. Foram mais de 3 mil m² destinados para a exposição de trabalhos dos estudantes não só de Maringá, mas também de equipes vindas de escolas de outros quinze estados. 

Segundo a imprensa, a abertura da FENACI contou com a presença de cinco mil pessoas. O secretário de Educação e Cultura do Estado, Roberto Linhares da Costa, participou da solenidade juntamente do então prefeito, Adriano José Valente, e do diretor do Colégio Gastão Vidigal, Basílio Baccarin, além de diversas outras autoridades. 

Muitos trabalhos dos alunos locais atraíram a atenção dos visitantes, como um robô e um helicóptero que foi estruturado com motor extraído de um veículo da Volkswagen. 

Fonte: Folha do Norte do Paraná - 3, 13 e 14 de outubro de 1972 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.