15 de set. de 2019

Tae Kwon-Do Han - 1978


No dia 25 de novembro de 1978, a cidade ganhou a mais moderna academia da América do Sul. Trata-se da "Han" Tae Kwon-Do Associação.

Além das artes marciais, a academia ainda oferecia aulas de Yoga nos mais de mil metros quadrados de sua estrutura, que estava localizada na então praça Pedro Álvares Cabral (atual Banks), na avenida Cerro Azul.

Os irmãos Kiong e Myong Jae Han, proprietários da academia, são precursores do Taekwondo em Maringá. No Brasil, eles chegaram em 1972. 

Segundo matéria veiculada na época, além do amplo salão para a prática da arte marcial, Yoga e ginástica, a "Han" Tae Kwon-Do Associação também previa oferecer, dentro de pouco tempo, outros benefícios para o melhor condicionamento físico dos maringaenses: sauna, loja de artigos esportivos e uma clínica especializada em massagens e fisioterapia, que seria dirigida pelo pai dos proprietários, que era especialista em acupuntura oriental, o Dr. Ung Kyu Han. 

Você tem mais informações sobre esse estabelecimento? Deixe um comentário. 





Fonte: O Diário do Norte do Paraná - 30 de novembro de 1978 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

3 comentários:

  1. Parabéns à família Han, que teve um lindo papel na formação ddas crianças que foram seus alunos, especialmente pela disciplina e seriedade. Eu assisti e acompanhei.
    Meu filho Lucio Aurelio se tornou um grade esportista.
    Obrigada Mestre Han! Obrigada família Han!

    ResponderExcluir
  2. obrigado mãe, por aquele dia 13 de setembro de 1977 ser o início da minha carreira esportiva e profissional.
    obrigado ao meu mestre e todos companheiros que foram importantes nessas minhas conquistas.

    ResponderExcluir
  3. Eu pratiquei esportes nesse lugar 1985, meu pai era faixa preta. Jose Luiz Verrengia

    ResponderExcluir