Aspectos da Serraria Werneck - Década de 1950

1950

Localizada na então avenida das Indústrias (atual Bento Munhoz da Rocha Neto - em frente da sede do CREA), a Serraria Werneck é uma das industrias do segmento mais lembradas na história de Maringá. 

De propriedade de Waldemiro Werneck, a serraria fazia parte do cotidiano de muitas pessoas que moravam nas imediações, afinal, o apito de sua sirene acabou se tornando um relógio de referência. Além disso, muitos iam até o local buscar um resíduo do beneficiamento da madeira que ficou popularmente conhecido como "pó de serra", que era usado para alimentar os fogões à lenha. 

A seguir, imagens da primeira locomóvel da marca alemã Wolf, instalada na indústria, e de uma das colônias construídas para abrigar os funcionários da Serraria Werneck. Os registros são do início da década de 1950.


Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Projeto Memória - Boletim nº 4 de julho de 1987 / Acervo Maringá Histórica. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.