18 de abr de 2019

Abertura da I Mostra de Cinema de Maringá - 1979


Raro registro da solenidade de abertura da I Mostra de Cinema de Maringá, ocorrida em 1979. No detalhe, o vice-prefeito, Sincler Sambatti, discursa no evento que foi realizado no saguão do Paço Municipal. 

Organizada por Morimassa Miyazato, o More, a Mostra ocorreu entre os dias 9 e 24 de agosto com a exibição de filmes nacionais, a presença de diretores, atores, produtores, exibidores e jornalistas especializados em cinema, rádio e TV. Além disso, o evento contou com palestras e oficinas, exposição de cartazes, livros, revistas, folhetos, discos, álbuns e equipamentos de filmagens. 


Filho de emigrantes japoneses, nascido em Cravinho, no interior de São Paulo, More desenvolve trabalhos na área do audiovisual desde o início da década de 1970. Gerenciou de forma inovadora dois cinemas em Dracena-SP e, na mesma década, veio para Maringá. Aqui, por um bom período, manteve uma coluna relacionada ao tema cinema em O Diário do Norte do Paraná.

A partir de então, reforçou um dos seus principais atributos de colecionador, aumentando seu acervo composto por milhares de trilhas sonoras, folhetos, cartazes, filmes, fotos e, principalmente, centenas de autógrafos de personalidades do universo cinematográfico nacional e internacional. Dentre suas muitas atuações, destaca-se uma década de trabalho no Museu de Artes Contemporâneas (Rio de Janeiro), onde desenvolveu atividades de preservação e valorização do cinema nacional. 

Em abril desse ano, More foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Fonte: Acervo Morimassa Miyazato / Acervo Maringá Histórica. 

5 comentários:

  1. O seu Mori é vivo e trabalha em um supermercado da avenida cerro azul

    ResponderExcluir
  2. gostaria de contactá-lo para dar informações sobre os anos de ouro das construções da cidade...como aeroporto antigo....estadio willie davis....antigo viaduto da av sao paulo...predios bancarios... Centro comercial( da praça da antiga rodoviaria)....e da catedral de maringá...todas obras executadas pelo engenheiro Antonio Almir dos Santos hoje com 91 anos idade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sr. More!!!

    ResponderExcluir
  4. Brigadão pelos incentivos...

    ResponderExcluir