1 de jan de 2019

Capela do Mandacaru

Em 1984, o artista plástico Fernando Godinho concebeu uma obra que retratou uma curiosa capela que teria sido construída na região da avenida Mandacaru na década de 1950. 

Capela do Mandacaru, de autoria de Fernando Godinho. Óleo sobre a tela (1984).

Pela sua arquitetura peculiar e tendo sido erigida em madeira, a curiosidade se deu pelo pouco conhecimento de fiéis e pesquisadores sobre essa estrutura. Então, fomos em busca de respostas e uma possível foto. 

Pouco se sabe sobre o seu funcionamento nas décadas iniciais da cidade (e se ela existia naquele período), mas obtivemos informações junto da Paróquia Santa Isabel de Portugal de que, em fevereiro de 1982, foi criada a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, nome o qual essa capela passou a ter a partir de então (vale lembrar que existia na época outra capela com esse mesmo nome, na região da Guaiapó). Ela ficava localizada no jardim Mandacaru, entre a rua Atleta Sidney Areas e a avenida Colombo (uma quadra depois do Posto Jaú). 

Depois de muita busca, obtivemos uma foto que mostra a estrutura deteriorada. Hoje, ela já não existe mais. No terreno funciona um centro catequético. 

No topo da escada aparece Maciel Calegari. Uma das muitas pessoas que auxiliaram nas quermesses para a manutenção dessa e de outras capelas da cidade. 

 Tem mais alguma informação sobre essa capela? Deixe um comentário. 

Fonte: Acervo Paróquia Santa Isabel de Portugal / Acervo Maringá Histórica. 

6 comentários:

  1. Rapaz, que legal! Esta eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Fernando, também não conhecia essa parte da história, que linda capela, sou fã do Fernando Godinho. Vou perguntar para alguns moradores antigos aqui da região.

    ResponderExcluir
  3. Por volta dos anos 70 eu me lembro que minha tia Tereza Abati Breda em trabalho voluntário tomava conta da limpeza e arrumação. Algumas vezes ia junto de companhia e para ajudar. Lembro que se chovia tinha muito barro, que chegavamos a perder os sapatos colados na lama. Nossa... Lembro certinho. Só não tenho mais nada de informações. So lembrancas...muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Saudades dessa igreja,fiz minha primeira comunhão nessa igreja quantas quermesse participei,quando mudei no mandacaru em 1975 ela existia,Infelizmente ela caiu.

    ResponderExcluir
  5. Muitas festas juninas e quermesses ai heim ,bons tempos.

    ResponderExcluir
  6. Tive a alegria de conhecer essa Capelinha ainda na adolescência! Hoje, no local da Capela foi construído o Centro Catequético da Paróquia Santa Isabel de Portugal. Costumava participar das quermesses e missas que aconteciam às sextas-feira à noite quando fazíamos novena. Quem costumava presidir as celebrações era o padre José Jesu Flor e, por vezes, alguma religiosa - não me lembro a congregação. Bacana ter essa lembrança revivida por vocês!!! Gratidão Miguel Fernando Peres por proporcionar recordações sobre nosso município...

    ResponderExcluir