11 de nov de 2018

Pioneiro: Anníbal Bianchini da Rocha

Paulista de Santos, onde nasceu em 1928, Anníbal Bianchini da Rocha, era casado com Aparecida Tereza Azevedo da Rocha. Aos 78 anos, deixou os filhos Carmen Lúcia, Antonio Carlos, Júlio e Anníbal, dez netos e dois bisnetos. 

Faleceu no dia 17 de março de 2007, na cidade que tanto amou e a ela dedicou sua vida: Maringá. 

Bianchini chegou nessa região em 1952, depois de comprar, dois anos antes, cinco alqueires para o plantio de café em Uniflor, cidade 50 quilômetros distante de Maringá. 

Engenheiro-agrônomo, trabalhou por mais de meio século na Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Iniciou como auxiliar do engenheiro agrônomo Luiz Teixeira Mendes. Como Teixeira Mendes era muito idoso, coube a Bianchini executar o projeto de arborização. Comandou este trabalho até 1972. Depois, por muitos anos, atuou como consultor e participante da instalação do Parque do Ingá, o principal santuário ecológico da cidade. Por esses motivos, acabou ficando conhecido como o "Jardineiro de Maringá". 

Seu amor por Maringá ia além da ferrenha defesa do verde. Foi o primeiro presidente da Santa Casa de Misericórdia, integrou a diretoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM), presidiu a Cooperativa de Laticínios de Maringá (COLMAR), foi cooperado e fez parte do Conselho de Administração da COCAMAR. Também participou dos Conselhos Consultivos do IBC (Instituto Brasileiro do Café) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). 

Mas, foi na presidência do Sindicato Rural de Maringá que mais se destacou como líder rural. Por 33 anos exerceu a função, onde coordenou memoráveis campanhas em favor do campo.


Além de Cidadão Benemérito de Maringá, em junho de 2003, Anníbal Bianchini da Rocha recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná. Morreu em 2007, vítima de câncer. 

Fonte: Revista - Maringá: Urbanização e Arborização - A história da arborização da Cidade Canção / Acervo Maringá Histórica / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Fotos - Heitor Marcon. 

Um comentário:

  1. Esqueceram de mencionar que o mesmo ocupou por um bom período, o cargo de Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

    ResponderExcluir