21 de jul de 2018

Pioneiro: Saulo Pôrto Virmond


Nascido na Lapa, Saulo Pôrto Virmond se formou em Curitiba no início da década 1950. Convidado por um amigo, foi clinicar em Londrina, onde conheceu a professora Nadyr Penteado, com quem se casou em 1953. 

Foi nesse mesmo período que, após visitar e conhecer a cidade, se mudou para Maringá. O dr. Saulo Pôrto Virmond confeccionou um quadro com os 10 centavos que ganhou pela primeira consulta que fez por aqui. Foi com um poceiro, que lhe entregou uma nota de cem cruzeiros, carimbada pelo Banco Central com o valor real de 10 centavos. 

Seu consultório foi instalado na avenida Brasil, na Vila Operária. Logo ganhou a reputação de bom profissional, formando uma clientela cativa, na época em que ainda existia o médico de família. Depois de certo tempo atuando como clínico geral, Virmond se especializou em ginecologia e obstetrícia. 

Para atender melhor a grande demanda, Saulo Pôrto Virmond resolveu estruturar na Vila Operária o Hospital São Vicente, santo do qual era devoto.  A procura aumentou ainda mais e, junto de um sócio, ampliou as estruturas para uma área central, passando a atender também como maternidade. O novo prédio ficava na esquina da rua Santos Dumont com a avenida São Paulo e foi construído no final da década de 1950. Durante a gestão do prefeito Adriano José Valente, esse prédio foi adquirido para abrigar a Secretaria Municipal de Saúde. 

Depois da venda do hospital, Saulo Pôrto Virmond abriu uma nova clínica. Dessa vez, na avenida Herval. 

Em 1968, ele teve o seu primeiro derrame. Embora tenha reagido bem, sua saúde já estava debilitada. Clinicou por mais dois anos, quando foi forçado a se aposentar. 

Junto da esposa, atuou muito em prol das entidades assistenciais de Maringá.  

Saulo Pôrto Virmond faleceu em agosto de 1983 e empresta seu nome a uma rua no Jardim Novo Horizonte. 

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário