28 de jun de 2018

Pioneiro: Helénton Borba Côrtes

Helénton Borba Côrtes é considerado um dos primeiros médicos a aportar por Maringá, no início da década de 1950.

Natural de Curitiba, Borba Côrtes nasceu em 24 de maio de 1920. Até formar-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1946, viveu em sua cidade natal. Com o diploma em mãos, iniciou sua carreira no interior do estado.

A primeira parada foi em Arapoti, onde ficou por quatro anos. Lá, foi diretor do Departamento de Saúde das Indústrias Incorporadas ao Patrimônio Público da União e atuou no Hospital Santa Cruz. Em 1951, Borba Cortês veio para Maringá. 

Durante os 37 anos que viveu na cidade, o médico participou intensamente das principais lutas para o progresso de Maringá. Foi responsável pela instalação do Posto de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (que ficou popularmente conhecido como Posto de Puericultura), participou da fundação do Jornal de Maringá, foi vereador, presidente do Rotary Club, entre outras questões. 

Contudo, sua principal paixão era lecionar, conforme destacou seu filho, Constança Falcão Brandão Cortês: "Meu pai era um educador nato. Na sala de aula ele se transformava". O médico foi o primeiro secretário Municipal de Saúde de Maringá, também deu aulas no primeiro estabelecimento de ensino secundário da cidade e ainda auxiliou a instalação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Na UEM, Borba Cortês foi o primeiro professor de Medicina Legal e também foi pioneiro na introdução às aulas práticas para os alunos de Direito. 

Helénton Borba Cortês foi casado com Giorgina Falcão, com quem teve seis filhos. Ele morreu em fevereiro de 1989. Por toda a sua dedicação, o médico sede seu nome a uma escola no Parque Aeroporto e também ao Museu de Arte e História de Maringá, localizado no Teatro Calil Haddad. 

Fonte: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson (ACIM) / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. Fui aluno, na UEM, na disciplina de Medicina Legal, do Prof. Hélenton Borba Cortes. Tenho gratas lembranças desse ilustre médico e professor. Suas aulas práticas no IML (Instituto de Medicina Legal) daqui de Maringá eram esclarecedoras para os futuros advogados. Feliz ideia do Blog Maringá Histórica em lembrá-lo.

    ResponderExcluir