Vista a partir do fundo dos estabelecimentos - 1952

1952

Uma vista do centro de Maringá a partir de um ângulo pouco comum: o fundo dos estabelecimentos comerciais da avenida Brasil.

A imagem é do final de 1952 e foi feita por Kenji Ueta, possivelmente, do alto do Pigalle Hotel. A primeira estrutura que surge à esquerda deve ser do Banco Commercial de São Paulo. Ao fundo, na então avenida Ipiranga (hoje, Getúlio Vargas) esquina com a avenida Brasil, surge o edifício ainda em construção do Banco do Estado do Paraná, que seria inaugurado como sede própria em maio de 1953. 

A foto nos dá outra perspectiva do comércio local, onde a maioria deles mantinha uma residência - geralmente, do gerente ou de seu proprietário - nos fundos do terreno onde foram construídos seus empreendimentos.

A movimentação de pessoas pela avenida Brasil e rua Santos Dumont é devido ao registro ter sido feito em novembro de 1952, provavelmente, em 10 de novembro, um dia após a constatação da vitória de Inocente Villanova Jr. como primeiro prefeito de Maringá. 


Fonte: Foto Maringá / Foto - Kenji Ueta / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.