10 de set de 2017

Anúncio - Início da venda de lotes em Maringá - 1947 (2ª postagem)


Em 10 de maio de 1947, a diretoria da então Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) iniciou a venda de lotes na região conhecida como "Maringá Novo". 

O projeto urbanístico, desenvolvido por Jorge de Macedo Vieira, levou dois anos para ser implementado (de 1945 a 1947). Foram diversas árvores de mata nativa que deram espaço para as ruas curvas e retas, que seguem a topografia do terreno. 

Durante aquele mês, o qual a cidade passou a comemorar seu aniversário, a CTNP fez veicular uma série de anúncios por todo o país, informando que os interessados em adquirir terrenos na nova cidade deveriam se dirigir pessoalmente até Maringá - conforme o exemplo acima. 

Fonte: Diário do Paraná, 21 de maio de 1947 / Fundação Biblioteca Nacional / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. Caro Miguel Fernando o que me diz do "Maringá Velho" e sua anterior fundação em 1942? Já eram vendidos "lotes" na região assim denominada antes da decisão de "criar" uma nova cidade, cujo encargo coube a Jorge de Macedo Vieira, cujos estudos foram de 1945 a 1947. Fico na dúvida pois Historiadores dão conta de que o Padre Emílio Clemente Scherer foi o primeiro desbravador de Maringá e, na propriedade desse homem foi que surgiu a 1º Igreja de Maringá. Sou um leigo que fica na terrível dúvida, devo esquecer da anterior existência do núcleo original e aceitar apenas a "certidão de nascimento" da cidade de Maringá pelo novo "anteprojeto" terminado em 10/05/1947? Saudações.

    ResponderExcluir