Locomotiva 608 (Maria Fumaça) - 1954

1954

A Locomotiva 608, conduzida pelo maquinista José Mariano, aportou em Maringá para inaugurar a Estação Ferroviária no dia 31 de janeiro de 1954.

Vale destacar que esse equipamento ainda não estava totalmente finalizado, o que gerou reclamações de empresários e cafeicultores. A recém-fundada Associação Comercial de Maringá, junto de outras entidades de classe, envidaram esforços para cobrar celeridade nesse processo e, ainda, exigir maior número de vagões a fim de atender a demanda cada vez mais crescente da região.

Em 1973, essa locomotiva, que ficaria anos depois popularmente conhecida como "Maria Fumaça", foi transferida para o Parque do Ingá, para ficar exposta como objeto histórico. Esse transporte resultou em uma grande operação logística comandada por Silvio Alves Moura (um dos primeiros funcionários da prefeitura): com trilhos instalados provisoriamente, pelas avenidas Tamandaré e São Paulo, um trator puxou a Locomotiva 608 até o local que permanece até os dias atuais. 


Acervo: Kenji Ueta / Foto Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.