7 de fev de 2017

Posse de Adriano José Valente - 1969

Raros registros da posse do prefeito Adriano José Valente (MDB), eleito na corrida eleitoral de 1968. Valente saiu vitorioso com 19.471 votos, seguido de João Paulino Vieira Filho (ARENA I) com 14.415 votos e Ardinal Ribas (ARENA II) que somou 1.044 votos.

O evento, que deve ter ocorrido em 31 de janeiro de 1969 - início daquela gestão -, se deu no Cine Horizonte, situado na Vila Operária, que era considerado o maior colégio eleitoral da cidade na época.

Na imagem a seguir um detalhe, no mínimo, interessante. Ao fundo, o cartaz anuncia um dos últimos lançamentos, "A marca do vingador". À frente, Adriano Valente entra triunfante, enquanto que quatro anos antes ele era derrotado por Luiz Moreira de Carvalho na disputa pela Prefeitura de Maringá. 

No detalhe, no foyer do auditório do Cine Horizonte, o prefeito eleito e a primeira dama, Purificação de Jesus Valente. À direita, logo atrás de Adriano José Valente, vemos o bispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. 


A grande multidão, composta por cidadãos, simpatizantes, imprensa e autoridades, tomou o interior do cinema. Esta é uma das poucas imagens que resgatam aspectos daquele estabelecimento cinematográfico. 

Fonte: Acervo Adriano José Valente / Contribuição - Reginaldo Dias / Acervo Maringá Histórica.

Um comentário:

  1. Bonitas fotos de um belo momento na história de Maringa

    ResponderExcluir