Quem foi Aniceto Matti?

1950

Aniceto Matti nasceu em 9 de janeiro de 1920 na província de Piacenza, na Itália. E aos nove anos ganhou seu primeiro piano.


Tendo dedicado sua vida aos estudos de música clássica e erudita, chegou a Maringá depois de uma temporada frustrada na Argentina, no início da década de 1950. 

Fixou residência na nova cidade e passou a se apresentar e conduzir programas artísticos na Rádio Cultura de Maringá. Ao lado do poeta Ary de Lima, compôs os hinos à Maringá, aos Pioneiros e à UMES. Nas décadas de 1970 e 1980, Matti atuou como regente e professor de piano da Fundação Luzamor - entidade fundada em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Myamoto.

Aniceto Matti faleceu em 14 de dezembro de 2000, aos 80 anos. Hoje, ele empresta seu nome ao mais importante prêmio da Cultura maringaense, que distribui pouco mais de R$ 1 milhão a cada edição. Trata-se do Prêmio Aniceto Matti, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico / Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.