Maquete do Grande Hotel Maringá

1950



Raro registro fotográfico da maquete do Grande Hotel Maringá, na época, início da década de 1950, ainda um sonho a ser concretizado. 

A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná conferiu a responsabilidade de tal projeto ao escritório do arquiteto paulista José Augusto Bellucci que, não só concebeu o prédio, como também apresentou estudos de viabilidade econômica para o negócio. 

O hotel foi construído em zona central, no local destinado ao Centro Cívico, em um quarteirão com quase 5.500 m², ao longo dos anos de 1951 a 1955. Como estratégia, a Companhia solicitou inicialmente um empreendimento com aproximadamente 40 quartos, mas com possibilidade de expansão.  Mas ia além da hotelaria. O estabelecimento ainda previa atender a sociedade maringaense com eventos em seus grandes salões, o Azul e o Amarelo, que se tornariam uma das marcas registradas dos jovens mais abastados da época.  

O escritório de Bellucci ainda desenhou os móveis, as luminárias, a chapelaria, a rouparia e escolheu os modelos de talhares.  

O equipamento turístico foi inaugurado em duas etapas: 1955 e 1956, e funcionou até 2005, quando, um ano antes, foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná.

Confira imagens do Grande Hotel Maringá clicando AQUI

Fonte: A obra de José Augusto Bellucci em Maringá - Anibal Verri / Ed. Especial do 1º Centenário de Emancipação Política do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.