Ministro inaugura o BNCC - 1967

1967

Na imagem vemos o ex-prefeito de Maringá e então Deputado Federal, Dr. João Paulino Vieira Filho (à esquerda), seguido do ministro Ivo Arzua e do então prefeito municipal Dr. Luiz Moreira de Carvalho. 

Em novembro de 1967, o então ministro da Agricultura, Ivo Arzua, esteve em Maringá para inaugurar a sede do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, o BNCC. Ivo Arzua havia sido prefeito de Curitiba de 1962 a 1967, quando foi convidado a assumir o Ministério da Agricultura, onde ficou até 1969.

Durante seu pronunciamento neste evento oficial, Arzua frisou os pontos básicos para a arrancada desenvolvimentista brasileira, anunciada pelo então presidente Costa e Silva. Arzua foi breve, pois ainda precisava seguir até Francisco Beltrão para representar o Governo Militar na Festa do Feijão. Mesmo assim foi enfático nos embates políticos que vinha enfrentando: "Muitos parlamentares e políticos, por impossível que pareça, da própria ARENA, tem-me dificultado bastante o trabalho querendo fazer politicagem no Ministério da Agricultura, esquecendo-se que mudou o sistema, são novos os métodos de trabalho e eu não admito isso". 

O ministro também declarou que as metas traçadas em sua posse já haviam sido praticamente alcançadas: centralização do Ministério (eram muitos os órgãos e todos dispersos até então); medidas de incentivo ao produtor e consumidor; mudança para Brasília (na época, o único Ministério em funcionamento na capital federal); além da reforma administrativa. 

Fonte: O Jornal de novembro de 1967 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.