29 de dez de 2014

Pioneiro: Jorge Ferreira Duque Estrada


Jorge Ferreira Duque Estrada nasceu em 1916, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Bacharel em Direito, foi advogado, promotor de justiça e delegado. Exerceu, ainda, as atividades de dentista, piloto de aviãos e de empresário, além de colaborar com jornais na condição de articulista. 

No final da década de 1940, estabeleceu domicílio em Maringá, onde residiu cerca de 14 anos. Pioneiro da advocacia na cidade, foi fundador e vice-presidente da primeira diretoria da Associação dos Advogados de Maringá (que viria a se transformação na OAB Subseção Maringá, anos mais tarde). 

Como agente político, foi vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal (1952-56), candidato a deputado estadual (1958) e a prefeito de Maringá (1960). Em 1961, logo após mudar-se da cidade, publicou o livro Terra Crua, escrito quatro anos antes, por meio do qual narra e interpreta fatos relacionados com a origem de Maringá. Em 1974, publicou o romance Isto é você, Maria, também ambientado nas primeiras décadas de Maringá. Há relatos de ter publicado, ainda, outro romance chamado "Zé Comunista". Mas os originais deste nunca foram localizados.

Duque Estrada faleceu em 1983.

Fonte: reimpressão de Terra Crua (EDUEM, 2014) / Acervo Maringá Histórica. 

Um comentário:

  1. O jornalista George Benigno Jatahy Duque Estrada escreveu um livro doutrinário do "partidão" (PCB) banido, na época, década de 1960: Zé Comunista. Veja mais...

    http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=4050&titulo=O_assassinato_de_Herzog_na_arte

    ResponderExcluir