Sede da CMNP - Década de 1960

1960

A foto mostra a sede da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em Maringá, que ocupava, praticamente, todo o quarteirão circundado pelas Avenidas Tamandaré e Duque de Caxias, Travessa Guilherme de Almeida e Rua Joubert de Carvalho. O edifício branco à esquerda é o Herman Lundgren.

Apesar de não ser o maior escritório da colonizadora no Norte e Noroeste do Paraná, este era um dos mais interessantes pela distribuição das construções no lote. Por outro lado, sua entrada principal ficava voltada para a esquina da Avenida Duque de Caxias com a Rua Joubert de Carvalho. Talvez, para manter a proximidade com a Avenida Brasil, artéria urbana da cidade. 

Um detalhe interessante é que a primeira sede da empresa no "Maringá Novo" (a saber, existiu outra no "Maringá Velho") foi erigida no quarteirão acima. No entanto, a entrada principal ficava em posição oposta: Avenida Brasil esquina com a atual Travessa Guilherme de Almeida. 

Apesar desta estrutura ter sido tombada pelo Município em 2003 (Lei 6.252/2003), sua arquitetura foi descaracterizada quando o terreno foi desmembrado para venda e reaproveitamento pelos seus proprietários. Atualmente, somente o prédio do principal escritório deste complexo está tombado, na esquina da Avenida Duque de Caxias com a Rua Joubert de Carvalho. 

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.