Os agrimensores da CTNP

2013

Você sabe qual era a função de um agrimensor da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP)?

Basicamente, agrimensura é o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. No caso da Companhia de Terras não seria diferente. Sua equipe de agrimensores, composta por dezenas de profissionais espalhados por todo o Norte e Noroeste do Estado, realizaram pesquisas de campo baseado em cálculos específicos para planejar, orientar, conduzir e supervisionar a interpretação de aspectos geográficos e físicos dessa região, tendo como objetivo primeiro a elaboração de mapas precisos.

Alguns pesquisadores apontam que o sucesso de colonização da CTNP foi balizado pelos excelentes agrimensores contratados para essas finalidades. Isto é, a empresa pode entender onde estavam os melhores lotes para aproveitamento agrícola e constituição de cidades, destinando os espaços conforme suas características geológicas e topográficas, sendo este último dado de responsabilidade da área de topografia. Outro profissional de suma importância para a abertura de novas cidades e regiões.

Vemos na imagem a seguir o agrimensor efetuando seus estudos enquanto é observado por sua equipe de apoio, composta geralmente de "mateiros", profundos conhecedores da vida e fauna selvagem. Eram eles que, em sua maioria, guiaram os profissionais da CTNP que se embrenharam na mata virgem do Norte e Noroeste do Paraná.


Fonte: Museu Bacia do Paraná (UEM) / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.