28 de jul de 2013

Pioneiro: Dr. Wilson Saens Surita

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1951, Wilson Saens Surita, impelido pelo espírito de aventura, chegou a Maringá em março de 1952. Participou da fundação da Associação dos Advogados de Maringá em 1953 (entidade precursora da OAB Subseção de Maringá), onde tornou-se 2º. secretário em sua primeira diretoria. Foi eleito seu presidente em 1956, quando negociou com Hermann Moraes Barros, diretor gerente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a doação de um terreno para a construção da Casa do Advogado. 

Fanático pelo futebol, Dr. Wilson Surita participou da vice-presidência da diretoria do Grêmio Esportivo Maringá. Já na comunidade, atuou no Movimento do Cursilho da Igreja Católica. 

Casado com Odila Martorelli Surita, foi pai de três filhos: Wilson Surita, Cláudio Antonio e Eloísa. 

Wilson Saens Surita faleceu em junho de 2008.

Registro da eleição de Wilson Surita para a presidência da Associação dos Advogados de Maringá. Na oportunidade, Dr. Ildefonso Marques, então professor da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, proferiu uma palestra aos presentes - mais tarde, Ildefonso viria a se tornar Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Fonte: Memorial 50 Anos: OAB Subseção de Maringá - Reginaldo Benedito Dias / O Jornal de Maringá - 1º. de Janeiro de 1957 / Acervo Maringá Histórica.

Um comentário:

  1. O Dr. Surita, importante pioneiro de Maringá, foi um homem extraordinário, Advogado competente e bom chefe de família. Mas, infelizmente, tudo isso não foi suficiente para impedir que um espertalhão o prejudicasse no âmbito do seu próprio escritório. Sofreu muito por isso. Agora ele está em paz lá no andar de cima conversando com o Criador.

    ResponderExcluir