10 de mai de 2013

Avenida Brasil - Década de 1960

Operários da construção civil na Avenida Brasil, década de 1960.

O leitor Marco Antonio Deprá dá sua contribuição: em minha opinião, a fotografia mostra, em primeiro plano, um trecho da Avenida Brasil entre as Avenida Gov. Parigot de Souza e a Paraná. O centro da cidade está à direita da imagem. Pela bitola e quantidade de barras de aço da construção onde os operários estão sentados, arrisco-me em dizer que se trata das obras de construção do Edifício Rosa, situado na Avenida Brasil, nº 4399, construído por Eduardo Rosa Cabral. Pelos meus registros, creio que a fotografia tenha sido tirada em 1963.

Fonte: Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Permita-me discordar.

    Veja que as árvores plantadas no canteiro central da avenida que aparece na fotografia não são a Phoenix canariensis, popularmente conhecidas como Palmeiras das Canárias ou Tamareiras das Canárias, que tanto embelezam a Avenida Herval.

    O que se vê no canteiro central é a Handroanthus impetiginosus – o nosso tão pelo Ipê.

    Em minha opinião, a fotografia mostra, em primeiro plano, um trecho da Avenida Brasil entre as Avenidas Governador Parigot de Souza e Paraná. O centro da cidade está à direita da imagem.

    Pela bitola e quantidade de barras de aço da construção onde os operários estão sentados, arrisco-me em dizer que se trata das obras de construção do Edifício Rosa, situado na Avenida Brasil, nº 4399, construído por Eduardo Rosa Cabral. Pelos meus registros, creio que a fotografia tenha sido tirada em 1963.

    Na imagem, vemos ainda o Edifício Amazonas com seus três pavimentos, localizado na esquina das Avenidas Brasil e Paraná.

    No centro da fotografia, podemos ver o prédio da Organização São Jorge, que, segundo a lista telefônica de 1967, localizava-se na Avenida Brasil, nº 4.300, portanto, no suposto trecho focado na imagem.

    Ainda no centro da fotografia, onde o caminhão está fazendo o retorno, podemos ver o trecho final da Rua Silva Jardim terminando na Av. Brasil.

    Os três edifícios do outro lado da Avenida não existem mais. Deram lugar ao imponente Edifício Centro Empresarial Transamérica e à Galeria Brasil.

    No canto superior direito da fotografia, vemos um belo arvoredo. Trata-se dos jardins da casa do diretor da Companhia Melhoramento Norte do Paraná, Alfredo Werner Nyffeler, que se localizava onde hoje está erguido o Edifício Shimabokuro.

    Pesquisando meu acervo de imagens, encontrei uma fotografia mais recente tirada em 1968 no mesmo ponto de vista, na ocasião do alto do 7º andar do Edifício Rosa, cuja construção já havia sido concluída.

    Uma curiosidade

    Segundo informações de seu construtor e proprietário, o Edifício Rosa foi o primeiro prédio a ser dotado de um elevador na cidade de Maringá.

    Abraços

    Marco Antonio Deprá
    Maringá, 66 anos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, você está com a razão.
    Alterado e anotado.

    ResponderExcluir