Casa Escolar - A primeira da cidade

1946

Em março de 1946 surgiu o primeiro estabelecimento de ensino de Maringá. Instalado na então Rua Pinguim (atual Antonio Carniel), o espaço era precário: uma pequena sala sem janelas, dezoito carteiras rústicas e uma pequena mesa para a mestra. Dirce de Aguiar Maia, ao lado de outras professoras, ministraram aulas para 48 crianças, em diferentes períodos, na Casa Escolar. 

Um ano depois, a Casa Escolar alterou seu nome para Escola Isolada do Maringá Velho.

Em 1948, o educandário ganhou um espaço mais adequado para atender a demanda crescente de alunos. O evento de inauguração ocorreu em 1º de agosto daquele ano, contando com a presença do então prefeito de Mandaguari, Décio Medeiros Pullin. Na época, Pullin articulou essa benfeitoria para Maringá, que era distrito do município chefiado por ele.


O momento da inauguração em agosto de 1948. Ao fundo, discursando, Décio Medeiros Pullin. À esquerda, de vestido branco, a já diretora Dirce de Aguiar Maia


Os primeiros diplomas foram conferidos no dia 15 de novembro de 1949. Esses alunos tiveram como professora a Sra. Maria Balani Planas, que vemos ao centro.

No início da década de 1950, a Escola Isolada do Maringá Velho foi dizimada por um incêndio. Até hoje não se sabe explicar o motivo do fogo ter se iniciado. Próximo a ela foi construída a Escola Visconde de Nacar.

Fonte: Revista Maringá Ilustrada - 1957 / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.