Veículos movidos a gasogênio - Década de 1940

1943

A imagem é, provavelmente, de 1943 e mostra a movimentação de veículos em frente ao estabelecimento de maior fluxo de pessoas daquele período: Hotel Campestre (que se tornou o Hotel Maringá), localizado na Avenida Brasil, no "Maringá Velho".

O destaque do registro vai para os carros movidos a gasogênio. Esse tipo de combustível surgiu no Brasil durante a crise do petróleo, decorrente da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). O racionamento de gasolina imposto pelo governo brasileiro obrigou os motoristas a adaptarem seus veículos para essa nova modalidade, que obtia gás por meio da queima de carvão ou lenha. 

Entretanto, para ser utilizado, o gasogênio requeria um equipamento acoplado na traseira dos veículos. O motor específico para esse combustível funcionava a base de nitrogênio, hidrogênio, monóxido de carbono e metano, gases obtidos por meio da combustão de sua matéria prima.

Segundo relatos de antigos moradores da região, os veículos movidos a gasogênio geravam um grande estrondo para seus passageiros. O que não era nada se comparado que a cada quatro ou cinco horas o carro apresentava algum problema mecânico.

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.