10 de ago de 2012

Fábrica de meio-fio - Década de 1950


Até 1951, quando Maringá foi emancipada de Mandaguari, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) vinha desenvolvendo toda a benfeitoria na malha deste núcleo urbano.O traçado das vias foi efetivado e, entre outras ações, foi constituída uma indústria para fabricação de meio-fio. As fotos resgistram mais essa empresa coordenada pela CMNP. 

Com as eleições municipais, em 1952, surgiu o embate com relação aos impostos devidos pela Companhia para a Prefeitura. A colonizadora, por sua vez, tratou de se dedicar exclusivamente à agropecuária,  comercialização de lotes e suas outras beneficiárias. 


Apesar disso, com a entrada de João Paulino Vieira Filho como prefeito, em 1960, os laços foram reestabelecidos com o poder privado. A Companhia, novamente, passou a desenvolver alguns projetos em espaços públicos, como por exemplo, a reestruturação da Praça Napoleão Moreira da Silva, inaugurada em 1962.

Fonte: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Um comentário:

  1. Essas peças deram um pouco de trabalho para aqueles que resolveram mudar entradas de veículos (guia rebaixada). Fato esse confirmado com as imagens pois o peso, o tamanho e qualidade dos itens na fabricação fez desses meio-fios o alicerce das ruas de Maringá.

    ResponderExcluir