Jorge de Macedo Vieira

2012

Baseado nos rascunhos enviados pelos engenheiros Cássio Vidigal e Gastão de Mesquita Filho, ambos diretores da então Companhia de Terras Norte do Paraná, o urbanista Jorge de Macedo Vieira projetou umas das cidades mais modernas para aquela época. Maringá nasceu inspirada nos conceitos de cidade-jardim.


Mas quem foi Jorge de Macedo Vieira?

O engenheiro paulista Jorge de Macedo Vieira (1894-1978) formou-se pela Escola Politécnica da USP e foi responsável pelo desenvolvimento de projetos inovadores. Entre eles, os bairros paulistanos de Vila Formosa, Vila Maria, Chácara da Moóca, Rolinópolis; além de bairros em outras cidades: Campos de Jordão, Campinas, Atibaia.

Macedo Vieira empregou conceitos de bairro-jardim e de cidade-jardim em seus projetos. Esse traçado foi introduzido no Brasil pela empresa inglesa Company City. Ele, por sua vez, lograva esse legado após ter trabalhado junto de Barry Parker, urbanista inglês que veio ao país para desenvolver o Jardim América, em São Paulo, e, não diferente, trouxe consigo este novo modelo.

Basicamente, a Company City introduziu em São Paulo um novo conceito de urbanismo, que buscou oferecer aos moradores alto nível de qualidade ambiental e urbanística. Isto é, muitas áreas verdes, uso residencial, baixa densidade populacional, lotes unifamiliares com edificações de um ou dois pavimentos, ruas bem desenhadas que consideram a curvatura e declividade do terreno.

Em 1943, Jorge de Macedo Vieira foi contrato pela Companhia de Terras Norte do Paraná para desenvolver o projeto da cidade de Maringá. O ante-projeto foi entregue em 1945, quando a colonizadora iniciou o seu desenvolvimento. Em 1947, com o traçado praticamente concluído em sua área central, a cidade foi fundada oficialmente, no dia 10 de maio daquele ano.

Anos mais tarde, o mesmo urbanista foi contrato para desenvolver o mesmo conceito na outra cidade que se abria ao longo do eixo Noroeste do estado. Cianorte, assim como Maringá, foi implantada seguindo os conceitos de uma cidade-jardim.



Jorge de Macedo Vieira, em entrevista na década de 1970.

Fonte: O jardim da saúde na exposição do engenheiro Jorge de Macedo Vieira, na IV Bienal Internacional de Arquitetura (1999/2000) / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.