Avenida Ipiranga (Getúlio Vargas) - 1955

1955

A primeira via de Maringá que teve sua denominação alterada foi a Avenida Ipiranga, que passou a ser denominada Avenida Getúlio Vargas, em 1955. Uma clara afronta do então prefeito Inocente Villanova Júnior aos diretores paulistas da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que abonivam o presidente Vargas.


Na imagem acima, vemos a então Avenida Ipiranga esquina com a Rua Santos Dumont, onde se destacam os prédios do Banco Brasul de São Paulo S.A., Banco Brasileiro de Descontos, e mais ao fundo a Catedral e o Grande Hotel Maringá.


O leitor e amigo Marco Antonio Deprá dá a sua contribuição - Através do Decreto do Poder Executivo n.º 02, de 13.01.1955, o então Prefeito Municipal de Maringá, Inocente Villanova Júnior, decretou a alteração do nome da via de Avenida Ipiranga para Avenida Getúlio Vargas. No texto do Decreto, o prefeito presta homenagem “ao extinto Presidente da República”, e considera “que é dever do poder público o culto ao passado histórico e que entre os vultos eminentes da nacionalidade, reponta a figura do notável estadista Doutor Getúlio Dorneles Vargas, que dirigiu os destinos da Pátria, com desvelo e patriotismo, de par com elevado descortino político.”

Fonte: Tese de doutorado de Fabíola Cordovil / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.