22 de jan de 2012

Visita de Jânio Quadros - 1960

Em 21 de maio de 1960, o então candidato a Presidência da República, Jânio Quadros fez uma visita especial a Maringá.

Jânio acenando ao público presente.

O Jornal de Maringá ressaltou que a multidão compôs uma das maiores recepções já vistas no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal. Eram peruas, jeeps, caminhões, entre outros veículos, que conduziram centenas de maringaenses para presenciar a chegada de Jânio Quadros.

O Comitê Apartidário de "Jânio Vem Ai" providenciou faixas e cartazes que saudaram o presidenciável, bem como seus simpatizantes.

A multidão cercou o candidato no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal.

A comitiva, na sequência, desfilou pelas principais ruas da cidade, seguindo para o Grande Hotel Maringá. Contudo, houve certo desapontamento dos munícipes, pois Jânio Quadros não desfilou em carro aberto.

Jânio ainda se reuniu com o então bispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. Depois, seguiu para o Auditório da Rádio Cultura, onde grande massa o aguardava, bem como representantes de diversas entidades de classe local. Nesse auditório, sentaram-se a mesa do debate, Jânio Quadros, Brigadeiro Faria Lima (Secretário da Viação do Estado de S. Paulo), Dr. Mário Lopes Leão (presidente da USELPA - Usinas Elétricas do Paranapanema). Quem saudou o candidato, primeiramente, foi Anníbal Bianchini da Rocha, em nome de todos os presentes. Falou ainda, entre outros, Ermelindo Bolfer, então presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá.

Mais tarde, às 20 horas, grande comício foi organizado na Praça Raposo Tavares e contou com a presença de milhares de pessoas. Às 22 horas, realizou-se um jantar em homenagem ao candidato.

Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros foi eleito presidente do Brasil. Sendo empossado em 31 de janeiro de 1961, Jânio ficou no governo até 25 de agosto do mesmo ano, quando renunciou. Assumiu seu vice, João Goulart, até 1964, quando foi instaurada a Ditadura Militar.

Fonte: O Jornal de Maringá - 22 de maio de 1960 / Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Resultado das eleições presidenciais em Maringá:

    Janio Quadros 7.429 (50.0%)
    Ademar de Barros 4.299 (28.9%)
    Teixeira Lott 1.813 (12.2%)



    reginaldo dias

    ResponderExcluir