Viagem pioneira. O início da colonização do norte do PR (1867)

1867

Acompanhe o trecho do livro publicado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em 1975, momento que completou 50 anos de existência:

"A pequena vila mineira de Itajubá vive intensamente um dia muito azul, no inverno de 1867. É que um de seus filhos de maior prestígio, o Major Thomaz Pereira da Silva, prepara-se para partir em busca das terras muito férteis que ele sabe existirem no caminho das províncias do sul, em vales muitas vezes atravessados pelos que se aventuraram no sertão dos rios Itararé e Tibagi. (...).

Passam-se quinze anos: 1882. O acampamento escolhido pelo Majo Thomaz Pereira da Silva, à margem direita do rio das Cinzas, transforma-se em pequena vila pioneira, com uma ruela de terra e algumas casas feitas de barro e pau-a-pique, onde se abastecem os colonos mineiros e paulistas que chegam em número cada vez maior, atraídos pela fertilidade das terras. Eles produzem milho, arroz e feijão. Plantam cana-de-açúcar e criam porcos. E vendem seus produtos para os comerciantes que passam a caminho de São Paulo ou do Rio Grande do Sul.

Em 1882, esse núcleo pioneiro é reconhecido como a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Tomazina, em homenagem ao seu fundador, da qual se desmembrariam mais tarde várias comunidades, entre as quais, Jacarezinho, em 1900 (...). De Jacarezinho desmembra-se, por sua vez, em 1908, o núcleo de Cambará.(...)"

O início da colonização, por parte da futura Companhia de Terras Norte do Paraná, se deu na continuidade da linha férrea entre Ourinhos-SP e Cambará-PR, o que possibilitou rentabilidade das extensas áreas até então não exploradas e não conectadas por vias ferroviárias.


A foto mostra a inauguração da Estação Ferroviária de Cambará, ocorrida em 1.º de julho de 1925. Dois meses depois, em 24 de setembro, a Companhia de Terras Norte do Paraná foi constituída e deu um novo rumo a esta região do estado.

Fonte: Livro - Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná (Edição comemorativa ao Cinquentenário da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná) / Acervo Maringá Histórica / http://saopaulo-parana.blogspot.com.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.