Tancredo Neves em Maringá

1980

Tancredo Neves esteve na cidade de Maringá na década de 1980. Na oportunidade, veio como padrinho de Roseana, filha do então Deputado Federal Walber Guimarães, que havia sido vice-prefeito municipal na gestão de Silvio Barros (1973-1976).


Walber Guimarães, Ferrari Júnior e Tancredo Neves

Walber Guimarães ficou conhecido por reunir diversas personalidades políticas em um só evento. A festa do casamento aconteceu no salão de eventos da ACEMA e contou com a presença, além de Tancredo Neves, de Ulysses Guimarães e diversos futuros representantes nacionais.


Os padrinhos da cerimônia. À esquerda, Walber Guimarães e Tancredo Neves. Na extrema esquerda, de óculos e barba, me parece ser José Moscardi.

Walber Guimarães chegou a ser cotado para assumir um dos ministérios do governo de Tancredo Neves. Contudo, não se reelegeu e abandonou a vida pública. Chegou em Maringá no ano de 1960, foi vereador, vice-prefeito, secretário municipal e deputado federal por três oportunidades.

Tancredo Neves aceitou o desafio de se candidatar à Presidência da República e, com o apoio de Ulysses Guimarães venceu as eleições, sendo eleito o primeiro Presidente civil em mais de 20 anos, no dia 15 de janeiro de 1985. A posse estava prevista para o dia 15 de março, mas, na véspera, Tancredo foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais e José Sarney tomou seu lugar interinamente. Depois de sete cirurgias, veio a falecer em 21 de abril de 1985, aos 75 anos de idade, vítima de infecção generalizada.

Fonte: Acervo Maringá HIstórica / Centro de Documentação Luís Carlos Masson

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.