11 de ago de 2011

Grêmio Esportivo Maringá. Campeão nacional?

A unificação de títulos organizada pela CBF trouxe à tona uma vitória a nível nacional do Grêmio Esportivo Maringá. Em 1969, o time conquistou o Torneio dos Campeões. A disputa envolveu o Batafogo (campeão da Taça Brasil de 1968), o Santos (campeão do Roberto Gomes Pedrosa de 1968) e o Sport Recife (campeão do Torneio Norte e Nordeste em 1968). O time maringaense entrou no páreo como campeão do Toneio Centro-Sul.

Em 1969, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) determinou que o vencedor to Torneio dos Campeões unificaria os títulos e seria sagrado campeão nacional daquela temporada. O Grêmio Esportivo Maringá venceu o Sport Recife na semifinal e foi para a final com o Santos. Após dois empates (2x2), o Santos desistiu da final. A CBD deu o troféu para o Grêmio, mas nunca houve reconhecimento oficial do time como "campeão dos campeões".

Agora, acompanhe o que a Revista Veja escreveu, em maio de 1969, às vespéras de um dos jogos contra o Santos. A matéria talvez explique o motivo ao qual o Santos teria desistido da disputa (clique nas imagens para ampliar):

Fonte: Revista Veja - Edição 35 - Maio de 1969 / Acervo Maringá Histórica.

2 comentários:

  1. Coisas que acontecem somente no futebol brasileiro. Uma verdadeira baderna. Títulos na base do tapetão, títulos com "erros" grotescos de pseudo árbitros de futebol. Quando se tenta levar algo a sério, fazem como o pessoal do mensalão, ou seja, "não sei", "não vi", etc.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome : JOSÉ CISKA GONÇALVES DE OLIVEIRA = EX-JOGADOR DO GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ - Estive presente nos dois jogos - O primeiro em Maringá- Placar de 3 x 0 p/ o GRÊMIO - O segundo jogo em Recife - placar SPORT 0 X 3 GRÊMIO - NÃO houve um empenho das autoridades para reconhecimento da conquista - somos campeões legítimos do 'TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA" do sul - centro-oeste - norte e nordeste do Brasil - ano 1969 - j.Ciska - Maringá - Paraná - Brasil.

    ResponderExcluir