Sanatório Maringá

1966

O Sanatório Maringá foi fundado em 23 de dezembro de 1966 pelo espírito empreendedor de Onofre Pereira de Mendonça, médico proveniente de São Paulo.

O projeto da construção do prédio foi executado nas datas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 11 da quadra 36-A da zona 5, em uma área particular. Com o total de 4.170 m², manteve 528,05 m² de área construída.

Paulo Fernando de Souza Campos relatou em seu livro (Os enfermos da razão: cidade planejada, exclusão e doença mental. Maringá, 1960-1980) que a maioria dos prontuários médicos da década de 1960 e 1970 apontavam que os internos tinham problemas de cunho conjugal e/ou sexual.

Um exemplo é o caso da interna do sexo feminino M. H. L., negra, 25 anos, casada, que foi internada pelo marido em estado de histeria após o nascimento do terceiro filho. As observações do Sanatório Maringá foram as seguintes: “não tolera crianças, não tolera relações sexuais com o marido (...). Na fase, morava com a sogra que lhe aborrecia muito (...)”.


Fachada do Sanatório Maringá, década de 1970

Importante ressaltar que antes da instalação efetiva da psiquiatria em Maringá, os casos especiais, ou detenção da loucura, eram encaminhados à Delegacia Municipal. A força policial prendia ou enviava o detido para outros locais. Paralelo a isso, o Albergue Santa Luzia de Marillac prestou atendimentos aos casos mais extremos.

Simultaneamente ao Sanatório Maringá, instalado no Maringá Velho, funcionou a Casa de Repouso Santo Agostinho, na Vila Operária.

O Santório Maringá ainda está em plena atividade no mesmo local a qual foi fundado.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Livro - Os enfermos da razão: cidade planejada, exclusão e doença mental. Maringá, 1960-1980. Paulo Fernando de Souza Campos.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.