11 de jul de 2011

Pioneiro: Dr. Waldemar Prandi

Dr. Waldemar Prandi - que chegou a Maringá no final da década de 1940, ao lado do Dr. Galileu Pasquinelli, fundou o Hospital e Maternidade São José na Avenida São Paulo. A sociedade foi desfeita e o Dr. Waldemar ao lado do Dr. Manuel Leite Neto fundaram outro Centro de Atendimento.

Quem lembra um episódio pitoresco desse período é Waldemar Prandi Filho: "Meus pais me contavam que logo após a inauguração do Hospital São José, o primeiro paciente foi um rapaz com apendicite águda e durante a operação houve a necessidade de fazer uma injeção. Ao acender o álcool para ferver a seringa, minha mãe derrubou o álcool e houve um príncipio de incêndio, debelado com a ajuda de um representatnte do laboratório que acudiu na hora. A área do Centro Cirúrgico era de madeira".


Waldemar Prandi era escultor e tem vários exemplares de suas obras espalhados por diversas cidades. Em Maringá, ele é autor do busto de Napoleão Moreira da Silva instalado na Praça de mesmo nome; busto do Paul Harris, fundador do Rotary Club, instalado na Praça Rotary Internacional (anteriormente nomindada Praça 31 de março).

Clique AQUI e confira um agradecimento de um paciente que teve uma cirurgia realizada com sucesso por Waldemar Prandi.


Emília Prandi e o marido, Waldemar Prandi.

Sabe algo mais? Deixe um comentário.

Fonte: Contribuição - Waldemar
Prandi Filho / Acervo Maringá Histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário