Capela Nossa Senhora Aparecida

1949


Perante o empenho dos membros da comunidade do núcleo Guaiapó, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 1949. O terreno foi doado pela família Nunhes. A construção se deu em duas etapas: uma em 1949 e a outra entre 1950 e 1955.

Foi o envolvimento de personagens como Armando Crippa e das famílias Limonta, Feltrin, Calvi, Nunhes e Bulla, que concretizou esse desejo. Além deles, Inocente Villanova Júnior, que viria a se tornar prefeito em 1952, disse: "se a comunidade doar a madeira, pode levar na serraria que eu corto". Como ele era proprietário da Serraria Villanova, teve papel fundamental no beneficiamento da matéria-prima dessa estrutura.


Armando Crippa (esquerda) durante a festa da Nossa Senhora Aparecida em 1955. À direira, Benedito Ponce

A comunidade local do núcleo do Guaiapó desenvolveu diversas atividades culturais e sociais, além das de cunho religioso, em volta desta capela.


Integração entre a comunidade local e religiosa

A Capela Nossa Senhora Aparecida ainda está no mesmo local (entre as Estradas Zauna e Guaiapó). Atualmente, passa pelo processo de tombamento histórico.


A Capela hoje

A leitora Rachel Coelho dá a sua contribuição - Ela já passou por um turbulento processo de restauro, feito pela própria comunidade. A história disso é muito bacana, vale a pena levantar no local por meio dos depoimentos da comunidade. Antes desse restauro, a Capela estava amarela. A comunidade resolveu pintá-la na cor original, azul. No entanto, apesar dessa consciência histórica, ela já sofreu algumas modificações, como na colocação de lustres, no piso (tem até uma parte que foi pintada a mão para que tivesse o mesmo desenho do piso original), etc. A maior parte dela, porém, ainda representa o original.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Crippa / Foto atual - JC Cecílio.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.