A importância histórica da SANBRA em Maringá

1961

Em 1º de março de 1962, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S.A. (SANBRA) foi fundada em Maringá. Foi uma das primeiras indústrias de capital estrangeiro a se instalar na cidade.

A empresa argentina se estabeleceu em uma área de 123.496 m², voltada para a Avenida Colombo a sua entrada principal e ao longo da Rua Monlevade, a indústria foi distribuída, facilitando o escoamento, tanto pela rodovia quanto pela ferrovia.

Funcionou, inicialmente, como um entreposto de compra. Seus produtos básicos era o óleo bruto e o farelo. Depois, os artigos processados passaram a ser algodão, mamona e amendoim. A soja entrou somente no final em 1969.

A SANBRA, por se tratar de uma indústria de grande porte, além de galpões, mantinha dois silos arredondados de grande magnitude na Rua Monlevade. Quando essa primeira cúpula foi construída, a Folha do Norte do Paraná a assemelhou a um grande disco voador. Vale ressaltar ainda, que a sirene/sino de entrada, intervalo e saída dos trabalhadores funcionava como um relógio local para os bairros próximos.

Os grandes silos na Rua Monlevade. Existe um projeto para transformar o espaço no maior museu de agricultura do Brasil: AGROMUNDO.

A SANBRA encerrou as atividades em 1993 e parte de seu poder acionário foi adquirido pela CEVAL Alimentos. Depois, a BUNGE Alimentos se tornou a majoritária. Em maio de 2005, a BUNGUE transferiu as instalações da Zona 10 para a Avenida Melvin Jones, no Parque Industrial Bandeirantes. O espaço que foi ocupado pela SANBRA, entre a Avenida Colombo e a Rua Monlevada, foi adquirido por um empresário local.

Fonte: Pesquisa - A importância histórica da SANBRA em Maringá - Miguel Fernando / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.