Visita do Príncipe Akihito e Princesa Michiko - 1978

1978


Momento da partida no Aeroporto Gastão Vidigal.

No 70.º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, a 20 de junho de 1978, o Príncipe Akihito (hoje Imperador) e a Princesa Michiko estiveram em uma visita oficial a Maringá. A agenda deles incluiu a inauguração do Jardim Japonês do Parque do Ingá e o lançamento da pedra fundamental da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA). Quem acompanhou os herdeiros do trono do Japão, além das autoridades locais e estaduais, foi o então presidente do Brasil Ernesto Geisel.

Antes de chegar a Maringá, o Príncipe e a Princesa passaram por Brasília, São Paulo, Londrina e Rolândia.

Na tarde do dia 20 de junho, eles chegaram e foram direto para o Parque do Ingá, de modo a inaugurar o Jardim Japonês. Ao longo do caminho, diversos estudantes os recepcionaram com bandeiras do Japão e do Brasil. Na ocasião, 10 mil delas foram distribuídas. O casal pernoitou no Hotel Bandeirantes, o mais luxuoso da época. Tanto que um quarto foi especialmente elaborado para a ocasião.


Eis a Princesa Michiko e um ipê, ao fundo. Segundo informações da época, ela teria pedido para a comitiva parar em frente à Igreja São José da Vila Operária, onde a árvore fica localizada, para fazer uma reverência. Contudo, recentemente, informações confrontam o dito. Ela não teria descido do carro e nem pedido para a comitiva parar.

No dia 21 de junho de 1978, ainda pela manhã, o casal partiu de volta ao Japão.

Fonte: Kenji Ueta / O Diário do Norte do Paraná / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.