Diment e Thomas, em plena Avenida Brasil - Final da década de 1940

1940

De costas, com os mapas nas mãos, o agrimensor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Geoffrey Wilde Diment. Ao seu lado, de terno preto, o então gerente da colonizadora, Arthur Huge Miller Thomas. Ao fundo dos dois, a casa de Alfredo Werner Nyffeler, que estava sendo concluída na Avenida Brasil esquina com a Avenida Duque de Caxias.

Arthur Thomas ocupou o cargo de gerente da Companhia Melhoramentos até 1949, quando pediu afastamento para se aposentar e cuidar de sua saúde. Em janeiro de 1950, Hermann Moraes Barros, filho do primeiro presidente da então Companhia de Terras Norte do Paraná, Antônio Moraes Barros, foi convidado para assumir como Diretor Gerente.

Sobre o Diment, várias histórias pairam sobre este personagem. Eis uma comentada pelo arquiteto Edgar Osterroht: é sabido que o inglês Diment era chegado em uma bebida forte, cachaça. Como ele era responsável por executar o que se estava previsto nos mapas, não raro os traçados ficavam diferentes do que os papéis apontavam. Segundo Edgar, um claro exemplo disso é a Praça Rocha Pombo. Percebe-se, quem segue em direção à Vila operária, que um dos lados da via é menor do que o outro.

Fonte: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.