11 de mai de 2010

Série: O que? Aonde? - Ginásio Maringá, Colégio de Aplicação da FAFI (Faculdade de Filosofia).

Na placa próxima ao portão de entrada da casa é possível ler: Editora F.T.D. S.A. - Depósito e Venda de Livros.

Aonde ficava este local?


O esclarecimento veio do amigo JC Cecílio - Este é um dos 10 prédios mais importantes da cidade (ainda existe! - Av. Tiradentes esquina com Pe. Marcelino Champagnat - hoje pertence ao Colégio MARISTA). Foi o Ginásio Maringá, depois Colégio de Aplicação da FAFI (Faculdade de Filosofia) que se tornou a UEM depois. Estudei dois anos lá neste colégio, nesta esquina (anos 70). A Editora FTD ficava neste mesmo prédio, mas entrada na outra esquina: Av Tiradentes x Av Itororó).

Fonte: Centro de Documentação Luís Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica.

5 comentários:

  1. Me parece aquela casa na JK quase esquina com a Av. Anchieta ao lado do Toa Toa.

    ResponderExcluir
  2. miguel, essa deve ser a entrada de alunos do colégio marista que era feita antigamente pela av. tiradentes.Se for,como me parece,entrei milhares de vezes por ela.

    ResponderExcluir
  3. Miguel,

    Caramba!
    Este é um dos 10 prédios mais importantes da cidade (ainda existe! - Av. Tiradentes esquina com Pe. Marcelino Champagnat - hoje pertence ao Colégio MARISTA).
    Foi o Ginásio Maringá, depois Colégio de Aplicação da FAFI (Faculdade de Filosofia) que se tornou a UEM depois. Estudei dois anos lá neste colégio, nesta esquina (anos 70). A Editora FTD ficava neste mesmo prédio, mas entrada na outra esquina: Av Tiradentes x Av Itororó).

    Outra dica: Aquela árvore que aparece na foto, diziam que era Pau-Brasil, por favor verifique, ok?

    ResponderExcluir
  4. NESSE PRÉDIO TAMBÉM FUNCIONOU O EXTERNATO SANTOS, ONDE O PADRE ALTOÉ LECIONOU E ERA DURO COM OS PEQUENOS ESTUDANTES. FOI ONDE ESTUDEI LATIM PRÁ CARAMBA E ONDE APRENDI A DESENHAR COM O PROFESSOR HIRAN. TAMBÉM TOQUEI CLARIN NA FANFARRA DO COLÉGIO QUE ERA COMANDADA PELO FINADO PROFESSOR HIRAN. QUER MAIS? EU ERA O BOM NO FUTEBOL DO GINÁSIO!

    ResponderExcluir
  5. Wagner Savelli Gomes14/02/2011 04:00

    Neste prédio, estudei e também trabalhei ai no depósito da FTD. O cruzamento é da Tiradentes com a Marcelino Champagnat. Nasci e morei por muitos anos na Champagnat, 51, é quase esquina com a Tiradentes. Ainda me lembro muito bem desta placa.

    ResponderExcluir