12 de mai de 2010

Hospital São Paulo

Fundado entre os anos de 1946 e 1947 de propriedade do Dr. Augusto Pinto Pereira, funcionou na Rua Cleópatra, atual Rua José Jorge Abrão. É considerado o 2º Hospital de Maringá (o primeiro foi o Santa Cruz de propriedade do Dr. Lafayette da Costa Tourinho).

Fonte: DPH - Secretaria Municipal de Cultura.

6 comentários:

  1. Bom resgate, esta imagem eu não conhecia.

    Na minha infância, morava quase em frente.

    Conheci o prédio inacabado de alvenaria (paredes em tijolos sem reboco, sem janelas e portas.
    Foi abandonado durante a construção e logo invadido por anos (décadas de 60-70) tornado-se um grande cortiço, que todos no bairro chamavam de "hospital velho".
    Na verdade era uma verdadeira maloca ou covil, mas nunca deu problemas com a vizinhaça apesar de todos rezarem pra acabar com aquele "muquifo".
    No final da década de 70, a família Carnelossi comprou o terreno e demoliu o "hospital", construindo um belo sobrado, revitalizando a rua José Jorge Abrão.

    ResponderExcluir
  2. NÃO ME LEMBRO DESSA CONSTRUÇÃO, TAMBÉM ME LEMBRO DA CONSTRUÇÃO DE ALVENARIA INACABADA. sABE PORQUE? QUANDO EU NASCI, MEU PAI: GERALDO CAROLINO DE SOUZA, MAIS CONHECIDO COMO GERALDO ENFERMEIRO E MINHA MÃE MORAVAM NO PRÓPRIO.
    PASSEI ALI TODA A MINHA INFANCIA ATÉ UNS 8 ANOS, DEPOIS MUDAMOS PARA A RUA VITÓRIO BALANI DO LADO DO SANATÓRIO MARINGÁ. MEU PAI FOI O PRIMEIRO ENFERMEIRO DE MARINGÁ. tRABALHOU COM O DOUTOR G. DE ARAUJO, DR. DAMIANNI, DOUTOR AUGUSTO PINTO PEREIRA, FOI COMPADRE DO DR. LUIZ MOREIRA DE CARVALHO, POIS BATIZOU UM DE SEUS FILHOS. TAMBEM FOI COMPADRE DE NELSOM ABRÃO DA ANTIGA FARMACIA SANTA MARCIA ONDE TRABALHEI QUANDO CRIANÇA. E TAMBEM DE UM DOS JAPONESES FOTÓGRAFOS, TALVEZ O LUIZ. GOSTARIA DE VER O NOME DE MEU PAI COLOCADO NO ROL DOS PIONEIROS DE MARINGÁ. MEU NOME É PAULO JANUARIO DE SOUZA. MEU E-MAIL: familiasouzadual@yahoo.com MEU TELEFONE: (19) 92187999 - 32071904

    ResponderExcluir
  3. MEU PAI FOI ENFERMEIRO DESSE HOSPITAL, E EU NASCI AÍ.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Paulo Augusto,sou filho do Dr. AUGUSTO que foi dono do hospital.
    Me lembro perfeitamente do Geraldo Carolino e que ele é família moravam ao lado do hospital
    O Geraldo nos levava ao colégio das freiras q era na avenida brasil, bem perto.
    Hj moramos em S. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, perdi meu pai ainda novo, porisso ele ficou no esquecimento.. Tenho lutado para que ele seja reconhecido como pioneiro de maringá. Quem fez o parto em que nasci, foi seu pai. Fale mais sobre meu pai e o seu...

      Excluir
    2. Legal, perdi meu pai ainda novo, porisso ele ficou no esquecimento.. Tenho lutado para que ele seja reconhecido como pioneiro de maringá. Quem fez o parto em que nasci, foi seu pai. Fale mais sobre meu pai e o seu...

      Excluir