Santa Casa de Maringá

1954

O surgimento da Santa Casa de Maringá ocorreu no início da década de 1950, tendo como apoiadores nesse processo: o Padre João Jansen (Maringá-PR) e Dom Geraldo de Proença Sigaud (Jacarezinho-PR).


Um galpão, até então esquecido, foi reformulado em julho de 1954 e nomeado Ambulatório Nossa Senhora de Fátima. Tempos depois, já com o apoio de Dom Jaime Luiz Coelho (Maringá-PR), conseguiu-se a ampliação do espaço para o atendimento de até 81 leitos, além da construção de seu Centro Cirúrgico e Obstétrico.

No entanto, o Ambulatório não conseguia acompanhar o crescimento populacional de Maringá. Desta forma, Dom Jaime procurou os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadores (Congregação Alemã, fundada pelo Irmão Pedro Friedhofen em 1850). Assim, desde 1970 a Santa Casa de Maringá está sob a direção desta entidade.


No ano de 1992 ocorreram as implantações dos projetos da Maternidade, Pediatria, Clínica Médica, Cirúrgica, Unidade de Fisioterapia, UTI, Pronto Atendimento, Central de Recuperação, Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Centro Diagnóstico, Setor Administrativo, RH e Departamento de Compras.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Santa Casa de Maringá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.