23 de abr de 2010

Pioneiro: Rev. Herculano de Oliveira Sampaio Junior


Herculano nasceu a 3 abril de 1918. Atuou como pastor em Mandaguari, mas foi na cidade de Maringá que se tornou o primeiro pastor protestante oficial da Igreja Presbiteriana Independente, de 1949 a 1953.


A Igreja Presbiteriana Independente foi fundada em 1949 na Vila Operária, Rua Santos Dumont. Naquele ano, ao lado de Ulisses Bruder, Herculano definiu a aquisição de um terreno em uma área mais próxima ao "Maringá Novo". O local escolhido é onde hoje fica o Templo da 1ª. Igreja Presbiteriana Independente, na Avenida Tiradentes equina com a Rua Vaz Caminha.

Um quesito quase passa despercebido pelos pesquisadores da história de Maringá: O pastor Herculano de Oliveira Sampoio Junior era negro. Embora perfeitamente aceito por sua comunidade religiosa, sofria discriminação da sociedade.

Organização da Igreja Presbiteriana Independente em 1949 na Vila Operária. Junto com os fiéis, destacam-se ao centro e sentados os dois pastores negros: Herculano e Jonas.

O Rev. Herculano de Oliveira Sampaio Junior faleceu no dia 21 de abril de 2010.

Fonte: Arquivo da 1ª. Igreja Presbiteriana Independente de Maringá / Colaboração - Sérgio Gini.

5 comentários:

  1. Miguel,

    O Rev. Herculano faleceu na última quarta-feira, dia 21, aos 92 anos, em São Paulo.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Miguel,nessa foto eu nao estou,pois nasci em 1951,mas ai esta o meu avo do lado esq em frente a janela,em frente a janela direita, esta o meu tio e minha tia, meu pai e minha mae estao no meio,nessa igreja eu fui batizado em julho de 1951 pelo pastor Herculano ,obrigado por esse presente que me deixou muito emocionado,pois eu quando crianca conheci todas esas pessoas,que hoje na maioria sao finados,,, obrigado Miguel, pelas outras fotos que me enviaste,parabens pelo seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha 5 anos nesta foto, sou filho do presb. Alfredo Souza Lima e de Felicidade Souza de Oliveira ambos nesta foto,que me trouxe muitas recordações, hoje estou com 66 anos e acompanhei a trajetória do homem de Deus Rev. Herculano Sampaio que foi para mim um pai na fé, parabéns ao jornal O Estandarte.
    Ps: meu pai e a terceira pessoa da direita para a esquerda a partir do Rev. Herculano, minha mãe esta acima do meu pai com minha irmã no colo, eu sou a sétima criança da esquerda para a direita .

    ResponderExcluir
  4. Retificando: A pessoa acima citada com 5 anos no comentário anterior é Abner Souza Lima.

    ResponderExcluir