5 de abr de 2010

Pioneira: Meroslava Moteka

A história de Maringá também é composta pelos primeiros moradores que não consquitaram grandes fortunas ou edificaram grandes empresas. Mesmo assim, seus fatos, muitas vezes esquecidos, são importantes para análises da jovem "Cidade Canção".

Meroslava Moteka, descendente de ucranianos, nascida em Dorizon-PR, chegou a Maringá em 1955. Nessa época, foi cozinheira na casa de Rui Moraes de Barros, que ficava nas proximidades do Maringá Clube. Com a mudança dos patrões para Campos de Jordão, ela começou a trabalhar como camareira no Grande Hotel Maringá. Saiu do emprego, pois casou-se e foi morar, onde está até hoje, na Rua Marquês de Abrantes - Zona Sete.

Confome documento, ela foi registrada em 01/08/1956, mas a CTPS fora emitida em 27/09/1957. Segundo ela, fizeram um registro retroativo, pois já estava trabalhando antes de possuir a Carteira de Trabalho. Outro dado interessante, quem assina como responsável do Grande Hotel Maringá é o alemão Herbert Mayer (Mais informações dele, clique AQUI)

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Contribuição - José Flauzino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário