Pioneiro: Ênio Pipino

1954

Filho de João Pipino Primo e Rosa Francischetti, nasceu em Penápolis, São Paulo, em 12 de junho de 1917. Em 1928 mudou-se com a família para a cidade de Presidente Venceslau, interior paulista. Ali, trabalhou como auxiliar de telegrafista na Estrada de Ferro Sorocabana, depois juntamente do pai, abriu um curtume.

Casou-se com Lelia Maria de Araújo Vieira.

Em 1948, com apoio de João Pedro Moreira de Carvalho, instituiu a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda, atualmente denominada SINOP Terras Ltda. Este foi o mesmo ano que foi eleito prefeito de Presidente Venceslau. Em 1952 se tornou presidente da Câmara de Vereadores desta cidade. Dois anos depois, veio para o Paraná, onde fundou diversas cidades, dentre elas: Terra Rica, Formosa do Oeste, Iporã, Ubiratã e Jesuítas.

Na década de 1970, ao norte do estado do Mato Grosso, fundou outras cidades, algumas elas: Vera, Sinop, Santa Carmem e Cláudia. Em 1979 fundou a Agro Química Industrial S/A, com objetivo da produção de álcool de mandioca com tecnologia alemã.

Um desastre aéreo foi registrado na edição de 19 de fevereiro de 1984 de O Diário do Norte do Paraná. O avião caiu no Conjunto Habitacional Inocente Villanova Júnior em Maringá e ocasiou a morte do piloto e esposa de Ênio Pipino.


Ênio faleceu no dia 16 de junho de 1995 aos 78 anos em Bebedouro, São Paulo, e foi sepultado em Maringá-PR.

Fonte: http://www.sub100.com.br/empresas/imob/gruposinop/enio.php / O Diário do Norte de Maringá - 19 de fevereiro de 1984 / Maringá Ilustrada - Agosto de 1957

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.