Cemitério Municipal

1947

Se considerarmos o traçado que Jorge de Macedo Vieira deu para Maringá, o Cemitério Municipal foi fundado em 10 de maio de 1947. No entanto, ele passou a ser efetivamente utilizado na gestão de Inocente Villanova Júnior. Mas, ganhou sua atual fachada somente na década de 1960, durante a gestão do então prefeito Luiz Moreira de Carvalho (1964-1968), que solicitou a urbanização do "Campo Santo" para José Augusto Bellucci. Na verdade essa remodelação teve início com seu antecessor, João Paulino Vieira Filho (1960-1964), que inclusive foi acusado de profanação de túmulos.

Cerca de 20 mil túmulos e mais de 50 mil sepulturas fazem parte dos dez alqueires do Cemitério de Maringá.

Todos os ex-prefeitos falecidos foram enterrados em uma galeria especial. Dos locais mais visitados destacam-se os túmulos de Clodimar Pedrosa Lô, Padre Bernardo, Fabíola Regina Coalio e Marcia Constantino.

Vai uma dica aos pesquisadores, caso não saibam ainda. A prefeitura mantém um link com informações variadas sobre as personalidades que foram sepultadas no cemitério, como data de falecimento, registro em cartório, etc. O link é: http://www.maringa.pr.gov.br/cemiterio/consultas_cadastro.php.

Fonte: Prefeitura de Maringá / Acervo JC Cecílio / JP - O promotor de obras - Túlio Vargas.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.